12 November 2011

recomendo

CURY, Augusto O Mestre da Sensibilidade, Academia de Inteligência, 2000


terminei o livro e recomendo
 
p.104 "Não há pessoas desinteligentes, mas pessoas que não sabem ser um aprendiz."
 
p.113 "Precisamos aprender a penetrar no mundo das pessoas. A arte de ouvir deveria fazer parte de nossa rotina de vida. Todavia, pouco a desenvolvemos. Somos ótimos para julgar e apontar o dedo para a falha dos outros, mas péssimos para ouví-los e acolhê-los. Para desenvolver a arte de ouvir é preciso ter sensibilidade (e ao ouvir desenvolvemos a nossa sensibilidade-é um ciclo), é preciso ouvir aquilo que as palavras não dizem, é preciso escutar o silencio..."
 
p.118 "O stress intenso rouba energia do córtex cerebral, energia esta que será usada nos orgãos de economia do corpo, por exemplo, a musculatura. O resultado desse roubo de energia é um cansaço físico exagerado e inexplicável", Grande parte das pessoas ansiosas e deprimidas ou que tem trabalho intelectual intenso vive essa sintomatologia. Por pensarem e se estressarem muito, estão sempre roubando energia do cérebro, por isso estão continuamente fatigados e não sabem o motivo. Não fizeram exercício físico, mas estão sem energia. Quando a fadiga é intensa, gera-se uma sonolência, que é um recurso de defesa cerebral, pois dormindo repomos a energia biopsíquica."
 
p.119 "Muitos de nós somos intolerantes quando as pessoas nos frustam. Não toleramos seus erros, Não aceitamos suas dificuldades nem a lentidão de aprender determinadas lições. Esgotamos nossa paciência quando os comportamentos delas não correspondem às nossas expectativas..."

No comments: