20 October 2011

descobrindo a importancia do ensino

sim, quero ser professora. todos já somos profesores e alunos natos. não precisamos nos denominar de tal para ensinar ou aprender.......
mas, mais do que o ato de ensinar, me interesso pelos efeitos que a forma e conteúdo do ensino tem sobre a vida de cada aprendiz.

qualquer um que deseja romper das repetições e monotonia do cotidiano para inventar, mobilizar, sonhar...precisa primeiro desfazer todos os efeitos que o ensino formal teve sobre ele. Então, na verdade, o nosso ensino atrasa o desenvolvimento do ser humano e abafa...esmaga a nossa criatividade. Triste, neh?

"A ordem da obra de arte é a mesma de uma sociedade imperial e teocrática; as regras de leitura são regras de um governo autoritário, que guiam o homem em cada um dos seus atos, prescrevendo-lhe os fins e oferecendo-lhe os meios para realizá-los."
ECO, Umberto Obra Aberta, Ed. Perspectiva, 1997 p.44




CURY, Augusto O Mestre da Sensibilidade, Academia de Inteligência, 2000

p.23
"Ao que tudo indica, o homem do séc. XXI será menos criativo do que o do séc. XX. Há um clima no ar que denuncia que os homens do futuro serão repetidores de informação e não pensadores. Será um homem com mais capacidade de dar respostas lógicas, mas com menos capacidade de dar respostas para a vida, ou seja, com menos capacidade de superar seus desafios, de contemplar o belo, de lidar com suas dores, enfrentar as contradições da existência e perceber os sentimentos mais ocultos das pessoas. Infelizmente, será um homem com menos capacidade de proteger a sua emoção e com mais possibilidade de se expor a doenças psíquicas e psicossomáticas."

p.36-7
"Aprender a construir uma liberdade com consciência crítica, a proteger a emoção e a desenvolver a capacidade de ver o mundo também com os olhos dos outros são funções importantíssimas da inteligência, mas tem sido pouco desenvolvidas no mundo democrático...A mínima ofensa, contrariedade e perda, detonamos o gatilho instintivo da agressividade."

p.38
"Se só conseguimos ouvir o que as palavras acusam, não temos sensibilidade, somos mecanicistas."

p.56
"A rigidez é o câncer da alma. Ela não apenas fere os outros, mas pode se tornar a mais drástica ferramenta autodestrutiva do homem...As pessoas que acham que seu problema não tem solução criam uma barreira intransponível dentro de si mesmas. Assim, até doenças tratáveis, como as depressão, o transtorno obsessivo e a síndrome do pânico, se tornam resistentes.
Não importa o tamanho do nosso problema, mas a maneira como o vemos e o enfrentamos. Precisamos desengessar nossas inteligências e enxergar as pessoas, os conflitos sociais e as dificuldades da vida sem medo, de maneira aberta e multifocal."

No comments: