04 December 2011

guston





i suddenly feel a connection to him

i need to blow off steam




beatrice     -     verginer     -     missed connections

27 November 2011

oceans


além da habilidade técnica (porque são poucos os que praticam o suficiente para chegar a esse nível)
o que mais me chama atenção nas pinturas de Louise LeBourgeois (nome infortuno....pq?) é o olhar admirador para o que aparenta ser o "nada".

19 November 2011

12 November 2011

recomendo

CURY, Augusto O Mestre da Sensibilidade, Academia de Inteligência, 2000


terminei o livro e recomendo
 
p.104 "Não há pessoas desinteligentes, mas pessoas que não sabem ser um aprendiz."
 
p.113 "Precisamos aprender a penetrar no mundo das pessoas. A arte de ouvir deveria fazer parte de nossa rotina de vida. Todavia, pouco a desenvolvemos. Somos ótimos para julgar e apontar o dedo para a falha dos outros, mas péssimos para ouví-los e acolhê-los. Para desenvolver a arte de ouvir é preciso ter sensibilidade (e ao ouvir desenvolvemos a nossa sensibilidade-é um ciclo), é preciso ouvir aquilo que as palavras não dizem, é preciso escutar o silencio..."
 
p.118 "O stress intenso rouba energia do córtex cerebral, energia esta que será usada nos orgãos de economia do corpo, por exemplo, a musculatura. O resultado desse roubo de energia é um cansaço físico exagerado e inexplicável", Grande parte das pessoas ansiosas e deprimidas ou que tem trabalho intelectual intenso vive essa sintomatologia. Por pensarem e se estressarem muito, estão sempre roubando energia do cérebro, por isso estão continuamente fatigados e não sabem o motivo. Não fizeram exercício físico, mas estão sem energia. Quando a fadiga é intensa, gera-se uma sonolência, que é um recurso de defesa cerebral, pois dormindo repomos a energia biopsíquica."
 
p.119 "Muitos de nós somos intolerantes quando as pessoas nos frustam. Não toleramos seus erros, Não aceitamos suas dificuldades nem a lentidão de aprender determinadas lições. Esgotamos nossa paciência quando os comportamentos delas não correspondem às nossas expectativas..."

daily ambitions


 (oh the brushwork and the transparency!)



Jenni Rope    -    Mitchell Spider    -    Noel Camardo





is there such a thing as a healthy ambition? if there is i want some

Miranda July's `A Handy Tip for the Easily Distracted`



http://www.nowness.com/day/2011/7/26/1533/miranda-july-the-future

09 November 2011

entirely free wednesday







   DAVID-DIMICHELE   -   LISSY ELLE   -   MITCHEL SPIDER   -   OOLI MOS  
i don't know where i got the last one from

05 November 2011

istilllovepainting









reminds me a lot of Alex Kanevsky, but when you look through all of his work you can see they only have a few things in common.

03 November 2011

valeu Lambert :)


LAMBERT, Rosemary A Arte No Sec. XX

02 November 2011

dripping

the fact that its a portrait is what makes it the most interesting.
the dripping says a lot about the painter and adds character to the portayed.

John Copeland painted this. Found via thestrangeattractor

o apanhador de desperdícios

o apanhador de desperdícios
de Manoel de Barros


Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.


20 October 2011

descobrindo a importancia do ensino

sim, quero ser professora. todos já somos profesores e alunos natos. não precisamos nos denominar de tal para ensinar ou aprender.......
mas, mais do que o ato de ensinar, me interesso pelos efeitos que a forma e conteúdo do ensino tem sobre a vida de cada aprendiz.

qualquer um que deseja romper das repetições e monotonia do cotidiano para inventar, mobilizar, sonhar...precisa primeiro desfazer todos os efeitos que o ensino formal teve sobre ele. Então, na verdade, o nosso ensino atrasa o desenvolvimento do ser humano e abafa...esmaga a nossa criatividade. Triste, neh?

"A ordem da obra de arte é a mesma de uma sociedade imperial e teocrática; as regras de leitura são regras de um governo autoritário, que guiam o homem em cada um dos seus atos, prescrevendo-lhe os fins e oferecendo-lhe os meios para realizá-los."
ECO, Umberto Obra Aberta, Ed. Perspectiva, 1997 p.44




CURY, Augusto O Mestre da Sensibilidade, Academia de Inteligência, 2000

p.23
"Ao que tudo indica, o homem do séc. XXI será menos criativo do que o do séc. XX. Há um clima no ar que denuncia que os homens do futuro serão repetidores de informação e não pensadores. Será um homem com mais capacidade de dar respostas lógicas, mas com menos capacidade de dar respostas para a vida, ou seja, com menos capacidade de superar seus desafios, de contemplar o belo, de lidar com suas dores, enfrentar as contradições da existência e perceber os sentimentos mais ocultos das pessoas. Infelizmente, será um homem com menos capacidade de proteger a sua emoção e com mais possibilidade de se expor a doenças psíquicas e psicossomáticas."

p.36-7
"Aprender a construir uma liberdade com consciência crítica, a proteger a emoção e a desenvolver a capacidade de ver o mundo também com os olhos dos outros são funções importantíssimas da inteligência, mas tem sido pouco desenvolvidas no mundo democrático...A mínima ofensa, contrariedade e perda, detonamos o gatilho instintivo da agressividade."

p.38
"Se só conseguimos ouvir o que as palavras acusam, não temos sensibilidade, somos mecanicistas."

p.56
"A rigidez é o câncer da alma. Ela não apenas fere os outros, mas pode se tornar a mais drástica ferramenta autodestrutiva do homem...As pessoas que acham que seu problema não tem solução criam uma barreira intransponível dentro de si mesmas. Assim, até doenças tratáveis, como as depressão, o transtorno obsessivo e a síndrome do pânico, se tornam resistentes.
Não importa o tamanho do nosso problema, mas a maneira como o vemos e o enfrentamos. Precisamos desengessar nossas inteligências e enxergar as pessoas, os conflitos sociais e as dificuldades da vida sem medo, de maneira aberta e multifocal."

09 October 2011

Lixo Extraordinario - Vik Muniz

Documentario sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz

The Great Contemporary Art Bubble

interesting documentary about the art industry


A grande bolha da arte contemporânea por superalbertofilho

scattered things ive saved






BRUEGEL - KANEVSKY - CAMARA PEREIRA - unknown- BURLE MARX
some of them idk where i got it from

07 October 2011

COLLAGIST FIND











i love how the artist works with few figures but the expressiveness of each makes up for the open spaces. actually, his choice of leaving a lot of negative space is one of the things that atract me the most. the cut work is also very interesting, how he deforms the bodies and lets us see them a little weird, which is how we should all look at the world, a little off its axis. i cant express how much the lack of faces intrigues me, theres something about art in search of identity that hugs me. i can relate this to my art when i have the urge to cover a face or to paint over it. the anonimity of the body also lets us indulge more in the composition of his forms and colors. he´s one of the artists who´s allowing me to believe that its ok to have one figure in the center. for some reason i have always wanted to keep it there, but felt it was wrong. im figuring out nothing is ever wrong, at least in art.

the artistJAMES GALLAGHER

whats most interesting is how he sets them up, and some of their sizes:


13 September 2011

im back with some collage lovin





nice mix of unrelated elements to create a bizarre abstract and sometimes surreal image
plus the bold shapes are SO attractive to the eye!

LAURIE KANG http://lauriekang.com/collage/for-k/